Entrevista na palestra e pré-lançamento do livro: “Doutor, é câncer?"

                                            No último dia 20/07, foi realizado o pré-lançamento do livro: “Doutor, é Câncer?” escrito pelo Dr. Lísias Nogueira Castilho, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas, São Paulo.
Para contribuir com o tema, segue entrevista realizada com Dr.Lísias Nogueira Castilho:


Como o título “Doutor, é câncer” surgiu?
     Surgiu das perguntas que muitos pacientes fazem no consultório. Estima-se que uma de cada duas pessoas fará essa mesma pergunta um dia.

Você acredita que o câncer continuará sendo chamado também de a “doença do século XXI”?
   A ONU recentemente divulgou uma estimativa de mortes por câncer para os próximos 20 anos no planeta: 260 milhões de pessoas. O câncer continuará a ser uma das doenças mais importantes na primeira metade do século XXI, pelo menos.

Qual é a importância dos familiares e amigos para o paciente com câncer?
   O apoio deles é fundamental para a qualidade de vida do paciente. Uma pessoa que tem câncer precisa de interlocutores idôneos em quem possa confiar. Precisa que lhe assegurem que ela não será abandonada e que não sofrerá sozinha. Terá o apoio de suas pessoas mais queridas, sejam parentes ou não.

Quais os tipos de câncer mais comum entre brasileiros? Há diferenças entre cor, sexo e idade, por exemplo?
   O câncer de pele é o mais comum de todos. Cerca de 150 mil casos novos em 2010, segundo estimativas do INCA. Há diferenças, em algumas formas de câncer, quanto à sua incidência segundo o sexo, a idade e a cor da pele, sem dúvida. O câncer de pele, por exemplo, tem uma menor incidência em negros.

No seu livro você dedica um capítulo especial a importância de ser diagnosticada cedo a doença. Isto realmente faz a diferença?
   O diagnóstico precoce geralmente faz a diferença entre a vida e a morte, quando se trata de câncer.

Você escreveu também um livro sobre Osteoporose. É também outra doença deste século?
   Osteoporose é uma fraqueza óssea, com risco de fratura, que acomete cerca de 10 milhões de brasileiros, predominantemente mulheres. Sem dúvida, a osteoporose, assim como o câncer, o Alzheimer, o diabetes e as doenças cardiovasculares estão entre as que podemos chamar de doenças do século XXI.

Leitura Recomendada: 
Doutor, é cancêr?
Leia o primeiro capítulo do livro “Doutor, é câncer?” no site da Editora Hagnos, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário