Cométicos Orgânicos - faz a diferença!

Vamos tirar algumas dúvidas sobre qual a diferença entre cosméticos orgânicos, naturais e os convencionais? Eis aqui algumas informações importantes sobre este fascinante tema.
1- O que são produtos orgânicos? São produtos gerados em um sistema agrícola que maneja de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais – água, plantas, animais, insetos – conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. O cultivo orgânico obedece a normas rígidas de certificação, que proíbem a utilização de agrotóxicos e exigem a conservação dos recursos naturais e condições adequadas de trabalho no campo.
2- De onde vem o sucesso dos orgânicos e biodinâmicos? Vem principalmente da área de alimentos. Nos últimos tempos, o consumidor vem descobrindo que os alimentos orgânicos fazem bem à sua saúde e são bons para o meio-ambiente. Com isso, está protegendo os produtores, os consumidores e a natureza, da contaminação com agrotóxicos. Para os cosméticos, valem os mesmos princípios, pois os ingredientes dos cosméticos orgânicos vêm da natureza viva e pura, das plantas orgânicas.
3- O que são cosméticos naturais? São produtos produzidos, na maioria das vezes, de forma convencional, portanto, nem sempre obedecem aos critérios de produção estabelecidos para produtos orgânicos. Um produto natural não é, necessariamente, orgânico.
4- Pode usar silicones e derivados de petróleo, além de etoxilados na sua composição?Os silicones, assim como muitos conservantes sintéticos, não são permitidos. Derivados de petróleo também não. Podem ser usados álcool cetoestearílico, álcool etílico, sorbato de potássio e benzoato de sódio, por exemplo, exceto para o mercado dos EUA com uso do selo USDA, e para o sistema IFOAM.
Fonte: IBD - Instituto Biodinâmico - certificadora brasileira com reconhecimento internacional e certifica cosméticos com normas desenvolvidas para atender a todos os mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário